Sobre mim.

Sou Marcelo Quintão, especialista em BrandingMarketing, E-commerce, UX e Comunicação com mais de 15 anos de experiência impulsionando estratégias digitais e fortalecendo marcas e negócios no ambiente online e offline.

Ao longo da minha trajetória, atuei em grandes empresas como InterCement, Fortbras e Autoglass, sempre com foco em performance, melhoria contínua, inovação e experiência do cliente. Desenvolvi e liderei projetos envolvendo plataformas como Salesforce Commerce, VTEX e CRM, além de coordenar equipes multidisciplinares e campanhas integradas com resultados expressivos.

Tenho formação sólida com MBAs em Gestão Estratégica & Inovação e Tecnologia da Informação, e hoje estou ampliando minha visão estratégica com uma Pós-graduação em Inteligência Artificial na Estratégia dos Negócios. Acredito na combinação entre dados, criatividade e empatia para entregar experiências que conectam marcas e pessoas de forma genuína.

Mais do que acompanhar tendências, estou em constante evolução para transformar desafios em oportunidades reais de crescimento — para marcas, produtos e, claro, para pessoas.

Se quiser trocar ideias, falar de inovação, e-commerce ou projetos digitais, estou sempre aberto a boas conversas. Conheça baixo um pouco do meu histórico acadêmico e profissional.

2022 - 2006

Bacharel em Design Gráfico e Digital

Universidade Vale do Rio Doce/MG

2010 - 2011

MBA em Tecnologia da Informação e Internet

Universidade Nove de Julho/SP

2015 - 2017

MBA em Gestão Estratégica e Inovação

Universidade Vila Velha/ES

2017 - 2019

Programa Avançado em Gestão da Comunicação Digital

AberJe/SP

2022

Programa Especialista em UX e UI Design

Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia/SP

2024 - 2025

Pós Graduação em Inteligência Artificial aplicada aos Negócio

Senac/SP

Input Center (SP)

Gerente Comunicação | 2006 - 2011

• Gestão da Equipe de Desenvolvedores e Designers para atendimento a demanda das assessorias dos Hospitais clientes.

• Definição e acompanhamento de estratégia de mídia digital e marca empregadora.

• Responsável pela Gestão Administrativa do setor (contrato de fornecedores, notas, pagamentos, lançamentos, prestações de conta e DRE).

• Desenvolvimento de projetos para áreas de negócio com foco em relacionamento (eventos internos e externos, feiras, dinâmicas, treinamentos, seminários e encontros gerenciais).

• Manutenção e Administração dos conteúdos do Portal de Comunicação Interna.

• Planejar e executar campanhas de branding online e offline para aumentar o reconhecimento da marca.

• Planejar e executar campanhas endomarketing e de engajamento da equipe.

Autoglass (ES)

Supervisor Com. e Mkt | 2013 - 2019

• Gestão da Equipe de Comunicação interna e externa (criativos, assessoria, rede social, brindes corporativos, endomarketing e comunicação visual loja física).

• Desenvolvimento de projetos para áreas de negócio com foco em relacionamento (eventos internos e externos, feiras, dinâmicas, treinamentos, seminários e encontros gerenciais).

• Interface com agencias para estratégias de SEO, Performance e Comunicação on e off.

• Responsável por padronização e manutenção da Comunicação Visual de toda rede de lojas e frota.

• Definição e acompanhamento de estratégia de mídia digital e marca empregadora.

• Curadoria de conteúdo para desenvolvimento de marca empregadora nos canais de comunicação interna e externa com foco em atração de talentos.

• Apoio estratégico nas ações de marketing e relacionamento junto aos parceiros B2B (seguradoras).

• Gestão e monitoramento de SAC nas Mídias Sociais (Meta, Google Meu Negócio e Reclame Aqui) com foco em resolução e melhoria de experiência do cliente.

• Responsável pela Gestão Administrativa do setor (contrato de fornecedores, notas, pagamentos, lançamentos, prestações de conta e DRE).

Fortbras (Hipervarejo)

Coordenador de Mkt | 2019 - 2022

• Gestão da Equipe de Marketing (criativos, SEO, rede social, CRM, performance e adm).

• Administração da Plataforma VTEX (promoções, campanhas, cupons, criativos e tags).

• Responsável pela Gestão Adm do setor (contrato de fornecedor, notas, pagamentos, lançamentos, prestações de conta e orçamentos).

• Definição da estratégia de mídia digital, com foco em receita e conversão.

• Planejamento de campanhas, calendários e ações do site próprio (foco em datas sazonais e de oportunidades).

• Elaboração de relatórios Gerenciais com resultados semanais e mensais das mídias on e off.

• Desenvolvimento de projetos comerciais (Ex. Aniversário, Black Friday, Semana do Consumidor etc).

• Acompanhamento e desenvolvimento de Plano de Mídia junto a indústria (B2B).

• Planejar e executar campanhas de branding online e offline para aumentar o reconhecimento da marca.

• Planejar e executar campanhas endomarketing e de engajamento da equipe.

Intercement

Especialista em Mkt | 2022 - Atual

• Gestão e manutenção do Commerce SalesForce (campanhas, cupons, promoções, gestão de categorias, SEO, inteligência artificial e criativos).

• Planejamento e operação de CRM (Allin/Wake) para disparos de acordo com a Jornada do cliente.

• Criação de Landing Pages para divulgação de Campanhas, Departamentos, Categorias ou Produtos específicos no Commerce.

• Suporte operacional e estratégico ao time de CX pós e pré venda (HiPlataform).

• Planejamento de calendário promocional para campanhas on & off com foco nas datas e oportunidades sazonais do negócio.

• Interface com agencias para construção e aprovação de KV´s de materiais promocionais.

• Rotina com time comercial em busca de oportunidades para divulgação de ofertas/conversão em todos os canais de comunicação.

• Manutenção de SEO dentro do Commerce SalerForce para otimizar e melhorar indexação de páginas de produtos, categorias e departamentos nos acessos orgânicos.

• Criação/Replicação de KV´s e artes para divulgação de ofertas pontuais na plataforma.

• Rotina de monitoramento de UX do Commerce em busca de melhorias na navegação e experiência do usuário.

• Apresentação de relatórios semanais e mensais de performance e operacionais das atividades de CX e vendas no Commerce.

• Rotina de testes e geração de demandas para time de DEVs com foco em melhoria contínua e evolução do Commerce sempre pensando na experiência de navegação do cliente.